FAQ
![]() |
A Nextel oferece aos seus clientes produtos e serviços 3G e nesta seção você encontra informações e esclarece as dúvidas mais comuns sobre internet móvel, serviços de voz, serviços adicionais, soluções de negócios, entre outros. |
3G |
Praça Cristiano Ottoni, SN°, Quiosque Nextel CEP: 20221-970 Tels: id : 385*869 / id : 385*667 id: 385 * 905 / id: 385*732 |
Com o 3G você pode navegar dados com alta velocidade, além de navegação em portais, troca de e-mails e instant messaging (ex: G-Talk, whats app). É possível também fazer downloads (música, vídeos, jogos e etc) com maior velocidade. |
O IDEN( Integrated Dispatch Enhanced Network) é um sistema de trunking digital que permite aliar os recursos de rádio digital, telefonia móvel digital e transmissão de dados numa mesma rede.Essa tecnologia foi desenvolvida pela Motorola e é de uso exclusivo da Nextel.. A principal diferença entre o iDEN e o 3G é a velocidade de navegação na internet, uma vez que o 3G lhe permite maior número de ações de uma forma mais veloz (vídeo-chamadas, jogos tridimensionais e visualização de imagens). |
Configurar o seu modem 3G é simples e fácil! Veja aqui o passo a passo: Modelos diferentes do Modem Nextel 1) Insira o SIM Card 3G no modem e certifique-se de que está devidamente encaixado. Atenção: Sempre teste o chip no modem desbloqueado, para verificar se o modelo é compatível. 2) Plugue o cabo USB no modem e no seu computador. Após a autoinstalação, uma interface será aberta. Configurando o Modem 3) Em seguida, escolha “Adicionar nova conexão” (ou Add New Connection). Uma tela se abrirá com os campos a serem preenchidos, conforme abaixo: Nome (nome da conexão): Internet Nextel Número de discagem: *99# APN: datacard.nextel3g.net.br Usuário: Não tem Senha: Não tem Tipo de PDP: Marque a opção "IP" Modo de autenticação: Marque a opção "PAP" ou "CHAP" 4) Depois, marque as opções “DNS do servidor aut” e “Obter endereço de PDP”. 5) Ainda em “Configurações”, clique em “Configurar como padrão” para salvar as configurações. Pronto, a internet 3G da Nextel já pode ser utilizada! |
Configurar seu tablet 3G é simples e fácil! Confira o passo a passo: Aparelhos Android 1) Entre em Menu -> Configurar (ou Configurações) -> Redes Sem Fio e Outras -> Redes Móveis -> Nomes de Ponto de Acesso. 2) Selecione o Menu da página e clique em “Novo APN”. 3) Preencha os dados conforme abaixo, sendo o campo “APN” com letras minúsculas: Nome (nome da conexão): Internet Nextel APN: datacard.nextel3g.net.br OBS: Não é necessário preencher usuário e senha 4) Por fim, é só salvar as configurações. Pronto, a internet 3G da Nextel já pode ser utilizada! iPad 1) Clique no ícone Ajustes -> Dados/Rede do Celular -> Ajustes APN e insira os dados, como abaixo: ![]() Nome (nome da conexão): Internet Nextel APN: datacard.nextel3g.net.br Pronto, a internet 3G da Nextel já pode ser utilizada! OBS: Se mesmo assim não houver conexão, reinicie o aparelho para aplicar as configurações. |
A velocidade é a rapidez com que você recebe e envia dados (tempo de carregamento de um vídeo, envio/recebimento de e-mails); a franquia é a quantidade de dados que você consegue trafegar (quantas e-mails consigo enviar/receber, vídeos que consigo visualizar) |
Não, a franquia não é cumulativa, ou seja, caso o usuário não utilize toda a franquia do plano no ciclo de faturamento vigente ele não poderá utilizá-la no próximo ciclo, pois a franquia é restaurada. |
Estabilidade da velocidade é quando o cliente consegue fazer sua navegação sem grandes e constantes oscilações na velocidade. O cliente Nextel, pode contar com esta estabilidade nos locais onde há cobertura 3G e desta forma ter uma experiência muito melhor de uso. |
Existe diferença de velocidade entre o Plano Nextel Internet Móvel (modem/tablet) e o Plano Nextel Smart Internet (celular): • Planos Modem: - 200kbps – upload - 600kbps – download - 128 kbps – reduzida • Planos Smart e IronRock - 200kbps – upload - 500kbps – download - 144 kbps - reduzida |
Os pacotes BIS e BES são para equipamento BlackBerry. Os outros pacotes de dados devem ser contratados quando se possui um smarthphone de outras marcas como Motorola e Huawei. |
No caso de pacotes para smartphone a sua velocidade é reduzida de 500kbps para 128 kbps, e nos planos para Modem/Tablet é reduzida de 600kbps para 144 kbps, no entanto, você continua navegando sem pagar nada a mais por isso. Caso essa velocidade reduzida não se adeque a sua necessidade você pode adquirir um Pacote de Internet Extra, que reestabelece sua velocidade pela franquia que você contratar. Importante ressaltar que é ideal contratar somente quando a franquia acaba, se comprada antes do fim da franquia, o Pacote de Internet Extra se sobrepõe. Você pode comprar 1GB, 500 MB, 300 MB e 100 MB pelo Atendimento ao Cliente. |
É possível fazer as mesmas atividades, no entanto aquelas que demandam maior velocidade, como visualização de vídeos e downloads, levarão muito mais tempo e são passíveis de intermitência. |
Você pode adquirir um Pacote de Internet Extra, que reestabelece sua velocidade pela franquia que você contratar. Importante ressaltar que é ideal contratar somente quando a franquia acaba, pois se comprada antes do fim da franquia, o Pacote de Internet Extra se sobrepõe. Você pode comprar 1GB, 500 MB, 300 MB e 100 MB pelo Atendimento ao Cliente. |
Atualmente o serviço está indisponível. Além disso, o pacote de dados, voz e SMS que você contrata para uso nacional não funcionará fora do Brasil. Dessa forma, é necessário solicitar a ativação do serviço de Roaming Internacional e solicitar a ativação de pacotes. |
Para adquirir somente o serviço de dados é necessário um modem, você pode comprar o modem e chip de dados ou apenas o chip de dados. Para ter o serviço de internet móvel no seu smartphone, você precisa primeiro de um Plano de Voz. |
O 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel. A primeira foi a dos celulares analógicos e a segunda dos digitais. O 4G é uma faixa de navegação de dados que tem como requisito o mínimo de velocidade de 1 Mbps, com o máximo já obtido em torno dos 200 Mbps. Ou seja, o 4G possui uma velocidade ainda maior que a 3G. Esta velocidade é percebida com facilidade em downloads de vídeo e etc. Nas navegações mais simples como troca de e-mails e browsing a 3G oferece uma experiência tão boa quanto à 4G. |
• Acesse a tecla “Menu”. • Selecione a opção “Email” • Em “Adicionar Conta” escolha a opção Exchange • Inserir endereço de email e senha: usuario@empresa.com.br / senha de rede do usuário • Domínio: informação deve ser cedida pelo TI da empresa do cliente • Nome do usuário: usuário-empresa • Clicar em “Menu” • Servidor de email: webmail.empresa.com.br |
• Acesse a tecla “Menu”. • Selecione a opção “Email” • Em “Adicionar Conta” escolha a opção “Outros” • Insira as informações da contas: E-mail: usuario@provedor.com(.br) e senha: senha de e-mail do usuário • Selecione “Avançar” e pronto! • A configuração do e-mail será automática. Caso isso não ocorra, haverá notificações sobre o que fazer. |
Sim, irá funcionar Voz e Dados, mas você perde a função de rádio. Para funcionar Dados, é necessário cadastrar as APNs da Nextel no telefone (Contate o fabricante do aparelho e veja onde colocar as informações abaixo): Internet Nextel: wap.nextel3G.net.br MMS Nextel: mms.nextel3G.net.br |
Sim, no entanto você ficará sem telefonia. |
Sim, verifique abaixo o passo-a-passo: Para telefones Huawei: • No menu principal, acessar “Configurar” • Clicar em “Sem fio e Redes” • Opção “Vínculo e ponto de acesso” • Marque a opção “Ponto de acesso Wi-Fi” • E clique em “Configurar ponto de acesso” • Escolha o nome que quer exibir e a senha • Aplicar a senha para que aparelhos que serão conectados Para telefones Motorola: • No menu principal, acessar “Configurar” • Clicar em “Redes Sem fio e outras” • Opção “Roteador Wi-Fi” • Marque a opção “Roteador Wi-Fi” • E clique em “Configurar Roteador Wi-Fi” • Escolha o nome que quer exibir e a senha • Aplicar a senha para que aparelhos que serão conectados |
• Acesse o ícone do Menu Principal • Clique em Configurar • Selecione a opção Redes sem fio • Configurações de Wi-fi • Selecionar abaixo a rede a ser conectada |
• Acesse o ícone do Menu Principal • Clique em Configurar • Selecione a opção Redes sem fio • Clicar sobre Bluetooth • Configurações de Bluetooth • Fazer as configurações: nome, detectável, procurar dispositivos. |
• Em menu, acesse “Configurar” • Selecione “Contas e sincronização” • Em “Adicionar Conta” escolha a opção “Google” e próxima • Crie uma conta ou faça login • Se já possuir conta, insira as informações de usuário e senha e fazer login • Avançar • Clique em “Concluir configuração” • Pronto, conta adicionada! |
É possível utilizar o aparelho sem ter uma conta de email Gmail, porém somente com a conta de Gmail é possível ter acesso a atualizações de sistema e uso da Play Store. |
É possível errar 10 vezes e então será solicitada a senha da conta principal cadastrada no celular. Caso não se lembre, é possível fazer um Hard Reset, porém esse procedimento apagará todos os dados do aparelho (cada aparelho tem um procedimento).. |
Os minutos utilizados após o consumo da franquia serão cobrados de forma avulsa, conforme descrito na página dos planos de voz. Importante lembrar que os minutos da franquia e os minutos ilimitados de Nextel para Nextel são pra chamadas locais (dentro do mesmo DDD) para fixo e móvel. Para realizar chamadas de longa distância o cliente deve utilizar um código de prestadora (CSP ) e será cobrado de acordo com as tarifas disponibilizadas pela prestadora escolhida para realizar a ligação. |
Nos Plano Controles ao utilizar toda a franquia disponível de minutos o cliente deverá efetuar uma recarga. O que muda com o rádio 3G? Com o rádio 3G você continua a ter qualidade, agilidade e economia para se comunicar. A única diferença é que para realizar chamadas de rádio no 3G é necessário discar o número completo do rádio, contemplando a nova urban - 45. Exemplo: 45 * fleet * id. Se um cliente 3G tentar chamar outro número de rádio 3G sem digitar o número completo (urban * fleet * id) ele não conseguirá concluir sua chamada. O mesmo acontecerá se um cliente 3G chamar um usuário iDEN, pois como são de urbans diferentes o número completo deve ser digitado. |
Você deve digitar o número completo do rádio urban * fleet * id (exemplo: 45*222*333), pressionar o botão PTT que fica na lateral esquerda do seu aparelho e mantê-lo pressionado enquanto fala. |
Como serviço de voz 3G, para realizar as chamadas de longa distância - para outro DDD – você deve utilizar o Código de Seleção de Prestadora (CSP) - número da operadora utilizada para completar as chamadas de longa distância. Exemplo: [0] + [CSP] + [DDD] + [n° telefone] |
Primeiro você deve solicitar a liberação do serviço de DDI em nossa Central de Atendimento (1050 ou *611) ou em alguma de nossas lojas. Para realizar ligações para outros países é necessário utilizar o Prefixo Internacional + Código de Seleção da Prestadora (CSP) + Código do País + Código da Cidade + Telefone desejado. Importante: alguns países não têm códigos específicos para as cidades. |
Atualmente você pode utilizar o serviço de voz 3G no Estado de São Paulo nos DDDs 11, 12 e 13. |
O minuto do rádio começa a ser contabilizado a partir de 6 segundos do início da chamada de rádio e é contabilizado em blocos de 6 em 6 segundos. Após utilizar toda a franquia de rádio, os minutos adicionais utilizados são cobrados na fatura do cliente. Entenda como funciona a franquia de rádios aqui (colocar o PDF que explica franquia de rádios). |
Hoje o cliente pode escolher entre o SMS avulso, ou seja, cada mensagem enviada é tarifada e também, na forma de pacote mensal que é o SMS Ilimitado que consiste no envio de mensagens de texto para terminais móveis Nextel e operadoras nacionais parceiras como Claro, Vivo, Tim e Oi. Não contempla o uso de mensagens para fins comerciais, publicitários, políticos, SPAM ou ainda de short code messages, mensagens para destinos internacionais e MMS (mensagens multimídia). |
Sim, você será cobrado independente do uso, pois se trata de uma mensalidade. Caso deseje cancelar o pacote a cobrança da mensalidade será realizada de forma proporcional, ou seja, será considerado o tempo que o serviço esteve ativo até o cancelamento. |
O serviço de SMS Avulso já está disponível no seu plano, é só começar a usar. Você será tarifado por cada mensagem enviada, consulte a página de SMS e confira a tarifa. |
Não, pois o conteúdo ofertado para o 3G é diferente do portfólio de downloads para o iDEN. |
Atualmente o serviço de GPS não está disponível para o 3G. |
Alguns aplicativos disponibilizados na Loja de Conteúdos 3G também estão disponíveis no Google Apps. O inverso também se aplica. |
Sim. Todos os serviços de Soluções de Negocio terão uma versão compatível com a tecnologia 3G. Um cliente que possui funcionários em campo com serviços iDEN e 3G recebe todos os dados em uma única URL web, ou seja, ambas tecnologias são consolidadas de forma transparente na pagina administradora da empresa. |
Com maior velocidade de comunicação e trafego de dados entre usuários móveis e pagina web, possibilitando o uso dos serviços de Soluções de Negócio em equipamentos mais modernos e práticos, com melhor resolução de imagem (para os serviços que fazem captura de fotos) e com a possibilidade de equipamentos “touch screen” os serviços apresentam interface ainda mais simples, pratica e agradável ao usuário final. |
Você que já era cliente Nextel e acaba de adquirir um aparelho e plano de voz 3G confira abaixo as principais informações e mudanças. |
Assim que receber o seu aparelho e chip, você deve procurar a loja Nextel mais próximo para fazer a desativação do seu aparelho iDEN e ativação da sua linha 3G. |
![]() Com o rádio 3G você continua a ter qualidade, agilidade e economia para se comunicar. A única diferença é que para realizar chamadas de rádio para no 3G é necessário discar o número completo do rádio, contemplando a nova urban - 45. Exemplo: 45 * fleet * id. Se um cliente 3G tentar chamar outro número de rádio 3G sem digitar o número completo (urban * fleet * id) ele não conseguirá concluir sua chamada. O mesmo acontecerá se o 3G chamar um iDEN, pois como são de urbans diferentes o número completo deve ser digitado. |
Com o rádio 3G você pode continuar a utilizar os serviços Conexão Direta Internacional e Serviço Push to Nextel. Além disso você contará com novas funcionalidades como notificação de chamada perdida de PTT, requisição de Interrupção, chamada em espera e chamada em grupo. |
Como serviço de voz 3G, para realizar as chamadas de longa distância - para outro DDD – você deve utilizar o Código de Seleção de Prestadora (CSP) - número da operadora utilizada para completar as chamadas de longa distância. Exemplo: [0] + [CSP] + [DDD] + [n° telefone] |
![]() Com o rádio 3G é possível saber quais rádios nos chamaram enquanto estivermos em outras chamadas de rádio. Desta forma os usuários não terão mais a mensagem de que outro usuário está ocupado no rádio. Quando o usuário estiver em uma chamada de rádio em andamento e receber outra chamada, o usuário ouvirá um toque e aparecerá uma mensagem na tela do aparelho notificando que outro usuário está chamando. O usuário poderá recusar ou ignorar, para limpar a tela e enviar a chamada para a barra de eventos perdidos. A chamada de PTT que estiver entrando na 2ª chamada não pode ser respondida direto pela mensagem e será armazenada na barra de eventos perdidos. Depois que a chamada de rádio encerrar, o usuário pode acessar a barra de eventos perdidos, arrastando-a. |
![]() Funciona apenas entre usuários 3G.Um participante da chamada pode pedir para falar, caso outro participante ainda esteja falando. Essa requisição pode ser enviada para chamadas de rádio e chamadas de grupo. Apenas a pessoa que estiver falando recebe a notificação de interrupção através de um texto e toque. |
![]() Os usuários 3G serão notificados quando: 1. Receber uma chamada de rádio enquanto estiver em uma chamada telefônica. 2. Receber uma chamada telefônica enquanto estiver em uma chamada de rádio. As notificações de chamadas recebidas/em espera funcionarão para ligações recebidas de aparelhos iDEN e 3G. Aparecerá uma mensagem na tela e o usuário pode aceitar, recusar ou ignorar essa mensagem enquanto estiver em uma chamada de rádio ou em uma ligação. |
O grupo será criado diretamente no aparelho do usuário e as chamadas são consideradas chamadas comuns de rádio, sem tarifação extra. O grupo deve ter no mínimo três participantes - o originador e mais dois destinos - e no máximo dez (incluindo o originador). |