FAQ



A Nextel oferece aos seus clientes produtos e serviços 3G e nesta seção você encontra informações e esclarece as dúvidas mais comuns sobre internet móvel, serviços de voz, serviços adicionais, soluções de negócios, entre outros.
3G
1. O QUE É 3G?

Praça Cristiano Ottoni, SN°, Quiosque Nextel CEP: 20221-970

Tels:

id : 385*869 / id : 385*667
id: 385 * 905 / id: 385*732
2. O QUE POSSO FAZER COM A TECNOLOGIA 3G?

Com o 3G você pode navegar dados com alta velocidade, além de navegação em portais, troca de e-mails e instant messaging (ex: G-Talk, whats app). É possível também fazer downloads (música, vídeos, jogos e etc) com maior velocidade.
3. QUAL A DIFERENÇA ENTRE O 3G E O iDEN?

O IDEN( Integrated Dispatch Enhanced Network) é um sistema de trunking digital que permite aliar os recursos de rádio digital, telefonia móvel digital e transmissão de dados numa mesma rede.Essa tecnologia foi desenvolvida pela Motorola e é de uso exclusivo da Nextel.. A principal diferença entre o iDEN e o 3G é a velocidade de navegação na internet, uma vez que o 3G lhe permite maior número de ações de uma forma mais veloz (vídeo-chamadas, jogos tridimensionais e visualização de imagens).
4. COMO CONFIGURAR UM MODEM 3G DESBLOQUEADO?

Configurar o seu modem 3G é simples e fácil! Veja aqui o passo a passo:

Modelos diferentes do Modem Nextel

1) Insira o SIM Card 3G no modem e certifique-se de que está devidamente encaixado.
Atenção: Sempre teste o chip no modem desbloqueado, para verificar se o modelo é compatível.
2) Plugue o cabo USB no modem e no seu computador. Após a autoinstalação, uma interface será aberta.

Configurando o Modem

3) Em seguida, escolha “Adicionar nova conexão” (ou Add New Connection). Uma tela se abrirá com os campos a serem preenchidos, conforme abaixo:
Nome (nome da conexão): Internet Nextel
Número de discagem: *99#
APN: datacard.nextel3g.net.br
Usuário: Não tem
Senha: Não tem
Tipo de PDP: Marque a opção "IP"
Modo de autenticação: Marque a opção "PAP" ou "CHAP"

4) Depois, marque as opções “DNS do servidor aut” e “Obter endereço de PDP”.
5) Ainda em “Configurações”, clique em “Configurar como padrão” para salvar as configurações.
Pronto, a internet 3G da Nextel já pode ser utilizada!
5. COMO CONFIGURAR UM TABLET 3G?

Configurar seu tablet 3G é simples e fácil! Confira o passo a passo:

Aparelhos Android

1) Entre em Menu -> Configurar (ou Configurações) -> Redes Sem Fio e Outras -> Redes Móveis -> Nomes de Ponto de Acesso.
2) Selecione o Menu da página e clique em “Novo APN”.
3) Preencha os dados conforme abaixo, sendo o campo “APN” com letras minúsculas:
Nome (nome da conexão): Internet Nextel
APN: datacard.nextel3g.net.br
OBS: Não é necessário preencher usuário e senha
4) Por fim, é só salvar as configurações.
Pronto, a internet 3G da Nextel já pode ser utilizada!

iPad

1) Clique no ícone Ajustes -> Dados/Rede do Celular -> Ajustes APN e insira os dados, como abaixo:



Nome (nome da conexão): Internet Nextel
APN: datacard.nextel3g.net.br
Pronto, a internet 3G da Nextel já pode ser utilizada!
OBS: Se mesmo assim não houver conexão, reinicie o aparelho para aplicar as configurações.
Internet Móvel
1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE VELOCIDADE E FRANQUIA?

A velocidade é a rapidez com que você recebe e envia dados (tempo de carregamento de um vídeo, envio/recebimento de e-mails); a franquia é a quantidade de dados que você consegue trafegar (quantas e-mails consigo enviar/receber, vídeos que consigo visualizar)
2. PARA OS PLANOS DE DADOS A FRANQUIA É CUMULATIVA?

Não, a franquia não é cumulativa, ou seja, caso o usuário não utilize toda a franquia do plano no ciclo de faturamento vigente ele não poderá utilizá-la no próximo ciclo, pois a franquia é restaurada.
3. O QUE É ESTABILIDADE DE VELOCIDADE?

Estabilidade da velocidade é quando o cliente consegue fazer sua navegação sem grandes e constantes oscilações na velocidade. O cliente Nextel, pode contar com esta estabilidade nos locais onde há cobertura 3G e desta forma ter uma experiência muito melhor de uso.
4. QUAL A VELOCIDADE DOS PLANOS DE DADOS 3G? EXISTE ALGUMA DIFERENÇA DE VELOCIDADE ENTRE OS DADOS?

Existe diferença de velocidade entre o Plano Nextel Internet Móvel (modem/tablet) e o Plano Nextel Smart Internet (celular):

• Planos Modem:
- 200kbps – upload
- 600kbps – download
- 128 kbps – reduzida

• Planos Smart e IronRock
- 200kbps – upload
- 500kbps – download
- 144 kbps - reduzida
5. QUANDO DEVO CONTRATAR UM BIS/BES E QUANDO DEVO CONTRATAR UM PACOTE DE DADOS?

Os pacotes BIS e BES são para equipamento BlackBerry. Os outros pacotes de dados devem ser contratados quando se possui um smarthphone de outras marcas como Motorola e Huawei.
6. APÓS O FIM DA MINHA FRANQUIA DE DADOS, O QUE ACONTECE? PAGO AVULSO?

No caso de pacotes para smartphone a sua velocidade é reduzida de 500kbps para 128 kbps, e nos planos para Modem/Tablet é reduzida de 600kbps para 144 kbps, no entanto, você continua navegando sem pagar nada a mais por isso.

Caso essa velocidade reduzida não se adeque a sua necessidade você pode adquirir um Pacote de Internet Extra, que reestabelece sua velocidade pela franquia que você contratar. Importante ressaltar que é ideal contratar somente quando a franquia acaba, se comprada antes do fim da franquia, o Pacote de Internet Extra se sobrepõe. Você pode comprar 1GB, 500 MB, 300 MB e 100 MB pelo Atendimento ao Cliente.
7. O QUE EU CONSIGO FAZER COM A VELOCIDADE REDUZIDA?

É possível fazer as mesmas atividades, no entanto aquelas que demandam maior velocidade, como visualização de vídeos e downloads, levarão muito mais tempo e são passíveis de intermitência.
8. É POSSÍVEL RESTAURAR MINHA VELOCIDADE APÓS ELA TER SIDO REDUZIDA?

Você pode adquirir um Pacote de Internet Extra, que reestabelece sua velocidade pela franquia que você contratar. Importante ressaltar que é ideal contratar somente quando a franquia acaba, pois se comprada antes do fim da franquia, o Pacote de Internet Extra se sobrepõe. Você pode comprar 1GB, 500 MB, 300 MB e 100 MB pelo Atendimento ao Cliente.
9. SE EU FIZER UMA VIAGEM INTERNACIONAL, MINHA INTERNET CONTINUARÁ FUNCIONANDO?

Atualmente o serviço está indisponível. Além disso, o pacote de dados, voz e SMS que você contrata para uso nacional não funcionará fora do Brasil. Dessa forma, é necessário solicitar a ativação do serviço de Roaming Internacional e solicitar a ativação de pacotes.
10. CONSIGO COMPRAR SOMENTE O PACOTE DE DADOS?

Para adquirir somente o serviço de dados é necessário um modem, você pode comprar o modem e chip de dados ou apenas o chip de dados. Para ter o serviço de internet móvel no seu smartphone, você precisa primeiro de um Plano de Voz.
11. QUAL A DIFERENÇA ENTRE 3G E 4G?

O 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel. A primeira foi a dos celulares analógicos e a segunda dos digitais. O 4G é uma faixa de navegação de dados que tem como requisito o mínimo de velocidade de 1 Mbps, com o máximo já obtido em torno dos 200 Mbps. Ou seja, o 4G possui uma velocidade ainda maior que a 3G. Esta velocidade é percebida com facilidade em downloads de vídeo e etc. Nas navegações mais simples como troca de e-mails e browsing a 3G oferece uma experiência tão boa quanto à 4G.
Aparelhos
1. COMO CONFIGURO MINHA CONTA DE E-MAIL CORPORATIVA NO MEU CELULAR?

• Acesse a tecla “Menu”.
• Selecione a opção “Email”
• Em “Adicionar Conta” escolha a opção Exchange
• Inserir endereço de email e senha: usuario@empresa.com.br / senha de rede do usuário
• Domínio: informação deve ser cedida pelo TI da empresa do cliente
• Nome do usuário: usuário-empresa
• Clicar em “Menu”
• Servidor de email: webmail.empresa.com.br
2. COMO CONFIGURO MINHA CONTA DE E-MAIL PESSOAL NO MEU CELULAR?

• Acesse a tecla “Menu”.
• Selecione a opção “Email”
• Em “Adicionar Conta” escolha a opção “Outros”
• Insira as informações da contas: E-mail: usuario@provedor.com(.br) e senha: senha de e-mail do usuário
• Selecione “Avançar” e pronto!
• A configuração do e-mail será automática. Caso isso não ocorra, haverá notificações sobre o que fazer.
3. SE EU COLOCAR UM SIMCARD NEXTEL EM UM APARELHO DA CONCORRÊNCIA ELE IRÁ FUNCIONAR?

Sim, irá funcionar Voz e Dados, mas você perde a função de rádio. Para funcionar Dados, é necessário cadastrar as APNs da Nextel no telefone (Contate o fabricante do aparelho e veja onde colocar as informações abaixo):
Internet Nextel: wap.nextel3G.net.br
MMS Nextel: mms.nextel3G.net.br
4. POSSUO UM SIMCARD DO MODEM NEXTEL, SE EU O COLOCAR EM MEU APARELHO ELE IRÁ FUNCIONAR?

Sim, no entanto você ficará sem telefonia.
5. CONSIGO UTILIZAR O MEU APARELHO COMO UM ROTEADOR WI-FI?

Sim, verifique abaixo o passo-a-passo:

Para telefones Huawei:
• No menu principal, acessar “Configurar”
• Clicar em “Sem fio e Redes”
• Opção “Vínculo e ponto de acesso”
• Marque a opção “Ponto de acesso Wi-Fi”
• E clique em “Configurar ponto de acesso”
• Escolha o nome que quer exibir e a senha
• Aplicar a senha para que aparelhos que serão conectados

Para telefones Motorola:
• No menu principal, acessar “Configurar”
• Clicar em “Redes Sem fio e outras”
• Opção “Roteador Wi-Fi”
• Marque a opção “Roteador Wi-Fi”
• E clique em “Configurar Roteador Wi-Fi”
• Escolha o nome que quer exibir e a senha
• Aplicar a senha para que aparelhos que serão conectados
6. COMO CONSIGO UTILIZAR UMA REDE WI-FI?

• Acesse o ícone do Menu Principal
• Clique em Configurar
• Selecione a opção Redes sem fio
• Configurações de Wi-fi
• Selecionar abaixo a rede a ser conectada
7. COMO CONFUGURAR O BLUETOOTH?

• Acesse o ícone do Menu Principal
• Clique em Configurar
• Selecione a opção Redes sem fio
• Clicar sobre Bluetooth
• Configurações de Bluetooth
• Fazer as configurações: nome, detectável, procurar dispositivos.
8. COMO CONFIGURAR A CONTA DO GMAIL?

• Em menu, acesse “Configurar”
• Selecione “Contas e sincronização”
• Em “Adicionar Conta” escolha a opção “Google” e próxima
• Crie uma conta ou faça login
• Se já possuir conta, insira as informações de usuário e senha e fazer login
• Avançar
• Clique em “Concluir configuração”
• Pronto, conta adicionada!
9. POR QUE É OBRIGATÓRIO TER UMA CONTA DO GMAIL?

É possível utilizar o aparelho sem ter uma conta de email Gmail, porém somente com a conta de Gmail é possível ter acesso a atualizações de sistema e uso da Play Store.
10. SE EU ESQUECER MEU PADRÃO OU SENHA DE BLOQUEIO COMO EU CONSIGO RECUPERAR?

É possível errar 10 vezes e então será solicitada a senha da conta principal cadastrada no celular. Caso não se lembre, é possível fazer um Hard Reset, porém esse procedimento apagará todos os dados do aparelho (cada aparelho tem um procedimento)..
Serviços de voz 3G
1. APÓS UTILIZAR TODOS OS MINUTOS DO MEU PLANO PÓS-PAGO, O QUE ACONTECE?

Os minutos utilizados após o consumo da franquia serão cobrados de forma avulsa, conforme descrito na página dos planos de voz.

Importante lembrar que os minutos da franquia e os minutos ilimitados de Nextel para Nextel são pra chamadas locais (dentro do mesmo DDD) para fixo e móvel. Para realizar chamadas de longa distância o cliente deve utilizar um código de prestadora (CSP ) e será cobrado de acordo com as tarifas disponibilizadas pela prestadora escolhida para realizar a ligação.
2. APÓS UTILIZAR TODOS OS MINUTOS DO MEU PLANO PÓS-PAGO, CONSIGO REALIZAR UMA RECARGA?

Nos Plano Controles ao utilizar toda a franquia disponível de minutos o cliente deverá efetuar uma recarga.

O que muda com o rádio 3G?

Com o rádio 3G você continua a ter qualidade, agilidade e economia para se comunicar. A única diferença é que para realizar chamadas de rádio no 3G é necessário discar o número completo do rádio, contemplando a nova urban - 45. Exemplo: 45 * fleet * id. Se um cliente 3G tentar chamar outro número de rádio 3G sem digitar o número completo (urban * fleet * id) ele não conseguirá concluir sua chamada. O mesmo acontecerá se um cliente 3G chamar um usuário iDEN, pois como são de urbans diferentes o número completo deve ser digitado.
3. COMO FAÇO PARA REALIZAR CHAMADAS VIA RÁDIO 3G?

Você deve digitar o número completo do rádio urban * fleet * id (exemplo: 45*222*333), pressionar o botão PTT que fica na lateral esquerda do seu aparelho e mantê-lo pressionado enquanto fala.
4. COMO FAÇO PARA REALIZAR CHAMADAS DE LONGA DISTÂNCIA?

Como serviço de voz 3G, para realizar as chamadas de longa distância - para outro DDD – você deve utilizar o Código de Seleção de Prestadora (CSP) - número da operadora utilizada para completar as chamadas de longa distância. Exemplo: [0] + [CSP] + [DDD] + [n° telefone]
5. COMO CONSIGO REALIZAR UMA LIGAÇÃO INTERNACIONAL?

Primeiro você deve solicitar a liberação do serviço de DDI em nossa Central de Atendimento (1050 ou *611) ou em alguma de nossas lojas. Para realizar ligações para outros países é necessário utilizar o Prefixo Internacional + Código de Seleção da Prestadora (CSP) + Código do País + Código da Cidade + Telefone desejado. Importante: alguns países não têm códigos específicos para as cidades.
6. EM QUAIS CIDADES E PAÍSES POSSO REALIZAR CHAMADAS DE VOZ 3G?

Atualmente você pode utilizar o serviço de voz 3G no Estado de São Paulo nos DDDs 11, 12 e 13.
7. POSSUO UM SERVIÇO COM UMA FRANQUIA DE MINUTOS DE RÁDIO, COMO É CONTADO O TEMPO UTILIZADO?

O minuto do rádio começa a ser contabilizado a partir de 6 segundos do início da chamada de rádio e é contabilizado em blocos de 6 em 6 segundos. Após utilizar toda a franquia de rádio, os minutos adicionais utilizados são cobrados na fatura do cliente. Entenda como funciona a franquia de rádios aqui (colocar o PDF que explica franquia de rádios).
Serviços adicionais
1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS PACOTES SMS DISPONÍVEIS?

Hoje o cliente pode escolher entre o SMS avulso, ou seja, cada mensagem enviada é tarifada e também, na forma de pacote mensal que é o SMS Ilimitado que consiste no envio de mensagens de texto para terminais móveis Nextel e operadoras nacionais parceiras como Claro, Vivo, Tim e Oi. Não contempla o uso de mensagens para fins comerciais, publicitários, políticos, SPAM ou ainda de short code messages, mensagens para destinos internacionais e MMS (mensagens multimídia).
2. SE EU CONTRATAR UM PACOTE MENSAL DE SMS, E NÃO UTILIZAR, PAGAREI DO MESMO JEITO?

Sim, você será cobrado independente do uso, pois se trata de uma mensalidade. Caso deseje cancelar o pacote a cobrança da mensalidade será realizada de forma proporcional, ou seja, será considerado o tempo que o serviço esteve ativo até o cancelamento.
3. CASO EU NÃO CONTRATE NENHUM PACOTE DE SMS, CONSEGUIREI ENVIAR UM SMS COMO SEREI COBRADO?

O serviço de SMS Avulso já está disponível no seu plano, é só começar a usar. Você será tarifado por cada mensagem enviada, consulte a página de SMS e confira a tarifa.
4. REALIZEI ALGUNS DOWNLOADS NO MEU APARELHO iDEN, VOU CONSEGUIR BAIXÁ-LOS GRATUITAMENTE NO 3G?

Não, pois o conteúdo ofertado para o 3G é diferente do portfólio de downloads para o iDEN.
5. PARA UTILIZAR O SERVIÇO DE GPS DEVO CONTRATAR ALGUM SERVIÇO ADICIONAL?

Atualmente o serviço de GPS não está disponível para o 3G.
6. OS APLICATIVOS DISPONÍVEIS NA LOJA DE CONTEÚDOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO GOOGLE PLAY?

Alguns aplicativos disponibilizados na Loja de Conteúdos 3G também estão disponíveis no Google Apps. O inverso também se aplica.
Soluções de negócios
1. OS SERVIÇOS QUE EU TINHA EM iDEN, ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA O 3G?

Sim. Todos os serviços de Soluções de Negocio terão uma versão compatível com a tecnologia 3G.

Um cliente que possui funcionários em campo com serviços iDEN e 3G recebe todos os dados em uma única URL web, ou seja, ambas tecnologias são consolidadas de forma transparente na pagina administradora da empresa.
2. COMO A TECNOLOGIA 3G PODERÁ AJUDAR OS MEUS NEGÓCIOS?

Com maior velocidade de comunicação e trafego de dados entre usuários móveis e pagina web, possibilitando o uso dos serviços de Soluções de Negócio em equipamentos mais modernos e práticos, com melhor resolução de imagem (para os serviços que fazem captura de fotos) e com a possibilidade de equipamentos “touch screen” os serviços apresentam interface ainda mais simples, pratica e agradável ao usuário final.
Novidades dos planos de voz 3G
Você que já era cliente Nextel e acaba de adquirir um aparelho e plano de voz 3G confira abaixo as principais informações e mudanças.
1. SOU CLIENTE iDEN E ACABOU DE MIGRAR PARA O 3G. COMO FAÇO PARA ATIVAR O SERVIÇO?

Assim que receber o seu aparelho e chip, você deve procurar a loja Nextel mais próximo para fazer a desativação do seu aparelho iDEN e ativação da sua linha 3G.
2. O QUE MUDA COM O RÁDIO 3G?



Com o rádio 3G você continua a ter qualidade, agilidade e economia para se comunicar. A única diferença é que para realizar chamadas de rádio para no 3G é necessário discar o número completo do rádio, contemplando a nova urban - 45. Exemplo: 45 * fleet * id. Se um cliente 3G tentar chamar outro número de rádio 3G sem digitar o número completo (urban * fleet * id) ele não conseguirá concluir sua chamada. O mesmo acontecerá se o 3G chamar um iDEN, pois como são de urbans diferentes o número completo deve ser digitado.
3. O RÁDIO 3G OFERECE AS MESMAS FUNCIONALIDADES E SERVIÇOS QUE O iDEN?

Com o rádio 3G você pode continuar a utilizar os serviços Conexão Direta Internacional e Serviço Push to Nextel. Além disso você contará com novas funcionalidades como notificação de chamada perdida de PTT, requisição de Interrupção, chamada em espera e chamada em grupo.
4. COMO FAÇO PARA REALIZAR CHAMADAS DE LONGA DISTÂNCIA?

Como serviço de voz 3G, para realizar as chamadas de longa distância - para outro DDD – você deve utilizar o Código de Seleção de Prestadora (CSP) - número da operadora utilizada para completar as chamadas de longa distância. Exemplo: [0] + [CSP] + [DDD] + [n° telefone]
Quais são as novas funcionalidades do rádio 3G
CHAMADA PERDIDA DE PTT



Com o rádio 3G é possível saber quais rádios nos chamaram enquanto estivermos em outras chamadas de rádio. Desta forma os usuários não terão mais a mensagem de que outro usuário está ocupado no rádio.
Quando o usuário estiver em uma chamada de rádio em andamento e receber outra chamada, o usuário ouvirá um toque e aparecerá uma mensagem na tela do aparelho notificando que outro usuário está chamando. O usuário poderá recusar ou ignorar, para limpar a tela e enviar a chamada para a barra de eventos perdidos.
A chamada de PTT que estiver entrando na 2ª chamada não pode ser respondida direto pela mensagem e será armazenada na barra de eventos perdidos. Depois que a chamada de rádio encerrar, o usuário pode acessar a barra de eventos perdidos, arrastando-a.
REQUISIÇÃO DE INTERRUPÇÃO?



Funciona apenas entre usuários 3G.Um participante da chamada pode pedir para falar, caso outro participante ainda esteja falando. Essa requisição pode ser enviada para chamadas de rádio e chamadas de grupo. Apenas a pessoa que estiver falando recebe a notificação de interrupção através de um texto e toque.
REQUISIÇÃO DE INTERRUPÇÃO?



Os usuários 3G serão notificados quando:
1. Receber uma chamada de rádio enquanto estiver em uma chamada telefônica.
2. Receber uma chamada telefônica enquanto estiver em uma chamada de rádio.
As notificações de chamadas recebidas/em espera funcionarão para ligações recebidas de aparelhos iDEN e 3G.
Aparecerá uma mensagem na tela e o usuário pode aceitar, recusar ou ignorar essa mensagem enquanto estiver em uma chamada de rádio ou em uma ligação.
CHAMADA EM ESPERA

O grupo será criado diretamente no aparelho do usuário e as chamadas são consideradas chamadas comuns de rádio, sem tarifação extra. O grupo deve ter no mínimo três participantes - o originador e mais dois destinos - e no máximo dez (incluindo o originador).

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